novembro 04, 2006

Lua


Eis alguns dos factos lunares de Winston Churchill:

- Desde o início da sua carreira como líder em 1900, Churchill começou a sofrer de depressões, chamadas por ele de “meu cachorro preto” (black dog). Além das depressões, Churchill também apresentava alterações no humor, uma condição chamada pelos psiquiatras de ‘ciclotimia’. Nos momentos de euforia, Churchill mostrava grande carisma e determinação, além de elaborar planos extremadamente optimistas e erróneos – como a decisão de comandar o ataque naval na Turquia durante a Segunda Guerra Mundial.
- Com o início da Primeira Guerra Mundial, Churchill, eleborou um plano para lançar um ataque naval nos fortes marítimos em Dardanelles – uma linha de navios estreita e forte que protegia a Constantinopla. No entanto, a operação não foi bem planeada e contou com poucos homens. Milhares de soldados foram mortos e os navios destruídos. Churchill assumiu a culpa pelo desastre e foi forçado a deixar o cargo de Lorde do Almirantado.
- Como era descendente do duque de Marlborough (Séc XVIII) e filho do chanceler de Exchequer, Churchill cresceu com um sentimento de grandeza. E o momento de tornar o seu sonho realidade chegou com o início da Segunda Guerra Mundial, onde ele foi nomeado para o Almirantado. Mas sua extrema confiança levou-o a cometer mais um erro militar. Desta vez, foi o desastroso ataque naval na Noruega que derrubou o governo de Neville Chamberlain e promoveu Churchill a Primeiro-ministro.
- Desde Maio de 1940, as mudanças de humor de Churchill dominaram a guerra. Ele era um homem que inspirava o povo britânico com a sua coragem e os seus discursos inesquecíveis, mas deixava os generais furiosos com o seu desejo de dirigir as operações militares e com as suas explosões causadas pelo consumo de álcool.
- De facto, Churchill começava o dia bebendo um copo de whisky pela manhã, champagne e brandy ao longo do dia.
- De volta ao trabalho (após a 2ª Guerra), o talento de Churchill começou a falhar. Obcecado com a volta dos seus gloriosos dias na Segunda Guerra Mundial, ele tentou acabar sozinho com a Guerra Fria e foi negligente com alguns problemas tocantes ao seu país.
- Em 1953, Churchill tinha quase 80 anos e tinha sofrido dois enfartes. Numa tentativa desesperada de recuperar sua reputação como orador ou Chefe de Estado, ele pediu ao Dr. Charles Moran que lhe desse benzedrina – um tipo de anfetamina.
- Com a aposentação, o seu ¨cachorro negro” voltou e Churchill começou a ver seu passado como um grande fracasso. Mas para o povo Britânico ele sempre será um herói, um homem que nunca se rendeu a Hitler. Apesar dos seus problemas, ele ainda é reverenciado, pois poucas pessoas totalmente equilibradas poderiam realizar tão heróico desafio. (Discovery Channel)

Sem comentários: