novembro 14, 2007

Investigadores afirmam ter conseguido obter células estaminais a partir de embriões de macacos clonados

Uma equipa de cientistas de uma universidade norte-americana afirma ter conseguido obter células estaminais a partir de embriões de macacos adultos clonados e que isso pode representar uma janela de oportunidades para fazer o mesmo com humanos

A investigação foi liderada pelo cientista russo Shoukhrat Mitalipov do Oregan National Primate Research Center, nos Estados Unidos.
A maioria dos investigadores acredita que a partir de células estaminais se poderão criar em laboratório qualquer tipo de tecido e assim ajudar a tratar doenças como a diabetes ou lesões da medula espinal sem receio que os tecidos transplantados sejam rejeitados pelo organismo dos pacientes.
Os cientistas tentam há anos clonar embriões de macacos com o objectivo de extrair células estaminais, uma vez que estes são os animais mais próximos do Homem.

A ideia de aplicar este procedimento em humanos é controversa, uma vez que é necessário destruir os embriões para se obter as células estaminais.

Em 2004, um cientista sul-coreano afirmou ter alcançado um avanço semelhante com embriões humanos, notícia que acabou por se revelar falsa.

Lusa/SOL

Sem comentários: