março 17, 2008

A crise do Petróleo - O declinio do Império?




Os preços crescentes do petróleo têm vindo a afectar de forma significativa o mercado ocidental com enormes prejuízos para muitos. A par disso observamos países com riquezas descomunais acumuladas à custa dos altos preços cobrados por este bem. A escalada crescente de preços faz temer consequências financeiras importantes para a maior economia do mundo e para a maior parte do mundo ocidental.
O tema parece ser velho e desgastado, contudo não será tempo de pararmos para reflectir?

Nos anos 70 os EUA foram o principal país produtor de petróleo, mas desde o final dessa década que a sua produção entrou em declínio. Presentemente cerca de 2/3 do total de petróleo consumido nos EUA é importado. As energias alternativas neste país representam menos de 2 % do total de energia produzida. Quanto à produção mundial de petróleo esta tem seguido uma linha crescente, tendo estacionado nos 2 últimos anos. Actualmente os 5 principais países produtores de petróleo são por ordem decrescente: Arábia Saudita, Rússia, Estados Unidos, Irão e China. Contudo a produção é agora mais complexa e dispendiosa do que anteriormente devido ao maior grau de mistura com água ou impurezas ou locais de difícil acesso como é o caso das extracções subaquáticas. Quando se analisam as reservas de petróleo a nível mundial, verifica-se que a reserva na região do Médio Oriente é superior à soma das restantes reservas mundiais combinadas.

A estabilização na produção, a subida progressiva dos preços de petróleo e o enorme aumento de consumo esperado (sobretudo da China e Índia), poderão conduzir a sérias consequências económicas, tal como já se verificou no passado. O preço do petróleo em dólares por barril tem subido em flecha de um valor de cerca de 20 em 1987 para um recente máximo histórico que ultrapassou os 110 dólares.

Numa época em que somos inundados diariamente com imagens de glaciares a derreter, existirá outra opção que não seja a de derivarmos para energias alternativas não dependentes da combustão de petróleo? A eventual falência para suportar a continua subida de preços seguramente poderá danificar a economia mundial. As melhores opções parecem relacionar-se ao progressivo investimento em fontes energéticas alternativas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.