março 15, 2008

NANO-FUTURO

Para alguns de nós (poucos curiosamente ) que se interrogam sobre qual será a orientação tecnológica que nos espera nas próximas decadas, é fundamental ter a noção do que é a nanotecnologia.




Para isso é preciso ter uma ideia de que tipo de unidades de medida estamos a considerar:


1metro=100cm (centésima parte do metro)
1metro=1000mm (milesima parte do metro)
1metro=1000 000micrometros (milionésima parte do metro)
1metro=1000 000 000 nanometros (nm)(bilionésima parte do metro) NANOESCALA

Apesar de um nanómetro ser muito pequeno ainda assim é grande quando comparado com a escala atómica. Os atómos (blocos de que é feita toda a matéria do universo) têm um diametro de cerca de 0.1 nm. A natureza aperfeiçou a capacidade de construir a matéria a nivel molecular, por ex. as celulas são NANOMÁQUINAS feitas pela natureza .





Dominar a nanoescala poderá ser ainda mais interessante do que a escala atómica, uma vez que a nonoescala é o primeiro ponto em que podemos construir algo a partir de elementos menores (atómos).

Como futuras utilizações é possivel especular:
Nanorobos construtores e replicadores, que poderiam construir produtos com total substituição dos métodos tradicionais com redução drastica nos custos de produção. Replicação de eventualmente tudo incluindo água e comida.

O maior impacto previsivel será contudo na industria médica. Os doentes poderão ingerir nanorobots programados para atacar e reconstruir células doentes ou realizar microcirurgia.


Certo é que o futuro da nanotecnologia terá vastas aplicações nas gerações futuras...


Adaptado de howstuffworks

Sem comentários: