março 25, 2008

Telescópio Hubble descobre molécula orgânica em exoplaneta

Washington, 19 mar (EFE) - Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) descobriram, através do telescópio espacial Hubble, a primeira molécula orgânica na atmosfera de um exoplaneta do tamanho de Júpiter, informou o organismo da Nasa, a agência espacial americana.

A descoberta, que também confirma a presença de água na atmosfera do planeta, "é um importante passo" nos esforços para identificar sinais de vida em um planeta fora do sistema solar, indicou o JPL em comunicado.


O laboratório acrescentou que a molécula é do gás metano, "que, sob as circunstâncias adequadas, pode desempenhar um papel-chave na química pré-biótica", ou seja, nas reações consideradas necessárias para formar vida como existe na Terra, apontou.



A presença de água nesse planeta, identificado como HD 189733 b, a 63 anos luz da Terra, na constelação Vulpecula, tinha sido detectada pelo telescópio Spitzer no ano passado.
O HD 189733 b é um enorme "Júpiter incandescente", com temperatura média de 930 graus Celsius e tão próximo à sua estrela que só demora dois dias para completar uma órbita de translação.



Sem comentários: