junho 14, 2012

Esperança de vida pode ser prolongada?


Esperança de vida pode ser prolongada?
Nas últimas décadas a comunidade científica tem-se debruçado sobre o que acontece às células após 100 anos de existência, quais as diferenças a nível molecular das células de um recém-nascido e um centenário, se estas diferenças sucedem de uma forma gradual ou se ainda é possível reverter o processo de envelhecimento.
Um estudo publicado recentemente nos “Proceedings of the National Academy of Sciences” chega agora a uma importante conclusão sobre esta matéria. Verificou-se que o epigenoma, ou seja o conjunto de fatores que influenciam as mudanças funcionais no genoma de um indivíduo e que regulam a expressão de genes sem que a sequência do ADN seja alterada, dos recém-nascidos e dos centenários é diferente.
Os investigadores liderados por Manel Esteller do Instituto de Investigación Biomédica de Bellvitge, em Espanha, explicam que “enquanto o genoma de todas as células do organismo, independentemente da sua aparência e função, é idêntico, os sinais químicos que os regulam, ou seja os marcadores epigenéticos, são específicos de cada tecido ou órgão. Isto significa que todos os componentes do nosso organismo têm o mesmo alfabeto (genoma), mas uma grafia (epigenoma) diferente”.
Contudo, os autores do estudo verificaram agora que nos mesmos tecidos e órgãos, o epigenoma varia com a idade. Por forma a chegarem a estas conclusões os investigadores compararam o epigenoma de um tipo de células do sistema imunitário, os linfócitos, de um recém-nascido, de um homem de meia-idade e de indivíduo com 103 anos.
O estudo revelou que os centenários apresentam um epigenoma “distorcido” que perdeu moléculas, grupos metilo, que são responsáveis por silenciar a expressão de genes prejudicais, silenciando pelo contrário a expressão de alguns genes protetores.
Após terem alargado o estudo a um grupo de recém-nascidos, indivíduos de meia-idade e idosos, os investigadores constataram que este é um processo progressivo e que a cada dia que passa o epigenoma vai sofrendo alterações.
“Como as alterações epigenéticas, ao contrário das genéticas, são reversíveis, a esperança de vida pode ser induzida através de fármacos ou de alterações na dieta alimentar que modifiquem o padrão de metilação do ADN”, conclui o investigador.

Sem comentários: